A escola é um dos ambientes mais importantes e influentes do desenvolvimento na infância, porém sabemos que crianças com disfunções de integração sensorial costumam apresentar necessidades e comportamentos que interferem diretamente em sua ampla participação no ambiente escolar.
Devido a esses pontos, é extremamente importante oferecer suporte e orientação para professores e educadores, de forma que sejam instrumentalizados para compreender e atuar diante das especificidades sensoriais de cada criança. Nesse sentido, a orientação e a visita escolar permitem um diálogo direto entre terapeutas e professores/coordenação da escola, a fim de discutir os principais desafios apresentados pela criança.
Durante a visita escolar é realizada a observação da criança em sala de aula e em momentos de socialização e alimentação. Um dos trabalhos do terapeuta ocupacional é observar e analisar se a estrutura física está adequada para o amplo desempenho da criança. O terapeuta ocupacional avalia os aspectos ergonômicos do ambiente escolar (por exemplo, se a altura de mesas e cadeiras estão adequadas para o bom desempenho da criança ou se há necessidade de indicação de acessórios assistivos para melhor adequação postural). Os acessórios assistivos permitem favorecer o desempenho da criança em atividades como escrita, leitura e preensão do lápis, assim como podem atuar na manutenção da atenção e alerta durante a aula, favorecendo o aprendizado. Exemplos de recursos assistivos indicados por terapeutas ocupacionais, após avaliação das necessidades da criança, são: plano inclinado, apoio para pés e assentos, adaptadores de lápis e tesoura, assim como materiais de integração sensorial que atuam na regulação e desempenho da criança no ambiente escolar.
Além da análise e indicação de recursos que irão contribuir para o interesse e desempenho da criança nas atividades escolares, o terapeuta ocupacional é apto para orientar professores e acompanhantes terapêuticos a respeito de condutas com a criança para favorecer o comportamento, socialização, independência e autorregulação em ambiente escolar.
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